segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um Momento para refletirmos

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA E DE NOSSA SENHORA DA SALETTE


Setembro é o mês da Bíblia que a Igreja católica do Brasil quer dar destaque especial nas celebrações. É um conjunto de livros que contem e revelam a vida de Deus na história dos homens. Nela encontramos a Palavra de Deus expressa pela palavra dos homens, revelando o projeto de Deus para a salvação. Que a Palavra da Bíblia não esteja só no livro, mas em nosso coração.



Setembro é também o mês que recorda a Aparição de Nossa Senhora da Salette, padroeira dos Padres Saletinos. O dia 19 de setembro, era um sábado. Num recanto perdido dos Alpes franceses, Diocese de Grenoble, a dois pastorinhos, Maximino e Melânia, ignorantes e simples, apareceu a Santíssima Virgem. Os meninos relataram o que tinham visto. Os meninos repetiram o que Ela havia dito.




Veio vestida como camponesa, simples e bela. Cerca das três horas, Melânia procurava com os olhos as vacas e não as avistando sobe um pouco de onde estavam e descobre que elas, pacíficas, estavam um pouco mais longe. Tranqüilizados e alegres, voltam ao mesmo lugar. Mas eis que um grande clarão aparece à sua frente. Pouco a pouco o globo luminoso se entreabre e eis que aparece uma Senhora sentada. Apóia os cotovelos sobre os joelhos, as mãos ocultam o rosto, numa atitude de tristeza. A “Bela Senhora”, como eles a chamavam, se levanta, volta-se para eles e chama-os com dulcíssima voz: “VINDE MEUS FILHOS, NÃO TENHAIS MEDO! ESTOU AQUI PARA VOS CONTAR UMA GRANDE NOVIDADE”. E Ela continua: “SE MEU POVO NÃO QUER SUBMETER-SE”…

Seria longo demais trazer aqui toda a Mensagem de Maria. A “Bela Senhora”, com o rosto banhado em lágrimas, fala sobre a submissão do povo à vontade de Deus, pois o “braço de seu filho estava tão pesado por causa do pecado dos homens que Ela não podia mais segurá-lo”… Suplica ao Filho que tenha compaixão com aqueles que não fazem caso do sofrimento de Jesus e dela. E continua exortando o povo à conversão e à prática cristã. Não faz ameaças, mas prenuncia dias amargos para o povo da França e para a humanidade.



Haverá fome. Crianças morrerão nos braços de suas mães… Por fim, pede às crianças que rezem nem que fosse um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, cada dia.



A “Bela Senhora” terminou sua mensagem de esperança com estas palavras: “POIS BEM, MEUS FILHOS, TRANSMITIREIS ISTO A TODO O MEU POVO”.



A “Bela Senhora” acabara de falar aos dois pequenos videntes. Sobe até o cimo da planície. Eleva-se um pouco acima da terra. Fita o Céu, o horizonte longínquo e Melânia que se encontra em sua frente. Depois, vai desaparecendo lentamente…





Prezados leitores: Se quisermos resumir em duas palavras a mensagem de Nossa Senhora da Salette, poderíamos dizer: CONVERSÃO E RECONCILIAÇÃO. E o caminho permanece aquele que Maria nos relembrou:



Oração todo o dia. Missa todo o domingo. Páscoa todo ano. Serviço e testemunho evangélico toda a vida. Evangelho desligado dos pobres vira doutrina. Associado a eles, torna-se processo de humanização e boa notícia!



Pe. Clorálio Caimi ms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário