sexta-feira, 15 de abril de 2011

Algumas Marcas



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Região da Campanha mostra porque produz grandes vinhos




Brinde antes do almoço na Vinícola Almaden

Foto Duda Pinto



Daniel Arraspide, esposa, e Adriana Didegain, jornalistas do Uruguai

Foto Duda Pinto



Suzana Barelli, da Editora Três, e Mauro Marcelo,da Gula e da Viverbem



Jornalista Cristiana Couto, de São Paulo



Marco Merguiso, da revista Gosto



Gabriela Jornada, enóloga, sommelier e RP do Miolo Wine Group



Mariele Taniguchi, da Móglia Comunicação



Adriano Miolo e Duda Pinto, de A Platéia

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A região da Campanha gaúcha, nova província vinícola brasileira, que o enólogo Adriano Miolo, do Miolo Wine Group chama de “Nova Califórnia”, começou a mostrar para a mídia porque está produzindo alguns dos melhores vinhos finos brasileiros. Seu desbravamento, nos tempos modernos, começou há 35 ano, com a instalação da Almadén, feita pela National Distillers, depois propriedade da Seagram´s e da Pernod Ricard e, em 10 de junho (dia do meu aniversário) 2009, comprada pelo Grupo Miolo, em Santana do Livramento. Hoje, a cidade já possui outras duas vinícolas e outras duas estão em instalação e a Região, formado por nove municípios, conta com cerca de 20 vinícolas, algumas já produzindo, outras em processo de construção de cantina, mas já com vinhedos.

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, um grupo de jornalistas, entre os quais este bloguista, visitou algumas das principais vinícolas de Livramento, Rivera e Dom Pedrito e conheceu porque a Região da Campanha produz tão bons vinhos e porque está atraindo grandes empreendimento vitivinícolas. Os jornalistas que formaram a comitiva foram Suzana Barelli, da Editora Três, Mauro Marcelo, editor de Vinhos da Gula e da Viverbem, Cristiana Couto, Marco Merguizzo, da revista Gosto, Mariella Taniguchi, da Móglia Comunicação, Duda Pinto, de A Platéia, e os jornalistas uruguaios Daniel Arraspide e Adriana Bidegain. A cicerone foi Gabriela Jornada, enóloga e sommelier, RP do Miolo Wine Group.

As degustações e comilanças começaram em jantar, na noite de sexta-feira, no restaurante do hotel Jandaia, onde estavam dirigentes e enólogos de 10 vinícolas das 16 que fazem parte da Associação dos Produtores de Vinho da Região da Campanha, cujo presidente, Afrânio Moraes, também diretor da Alamdén, falou sobre a região e a importante decisão das vinícolas de trabalharem em conjunto para mais divulgação do terroir e dos seu produtos. Foram servidos vinhos de todas as que estavam representadas:

Espumante Brut, da Cooperativa Aliança, de Livramento; Espumante Brut, da Vinícola Campos de Cima, de Itaqui; Chardonnay, da Vinícola Cordilheira de Sant´Ana, de Livramento; Assemblage Branco, da Vinícola Dunamis, de Dom Pedrito; Assamblage Tinto, da Vinícola Rio Velho, de Rosário do Sul; Cabernet Sauvignon, da Routhier & Darricarrère, de Rosário do Sul; Cabernet Sauvignon, da Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito; Tannat, da Alamdén, de Livramento; Castas Portuguesas, da Seival Estate, de Candiota; e Assemblage Tinto, da Galvão Bueno, de Candiota.



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